Quem é que não gosta de comer umas cerejas no Verão? Como tal , deixo-vos algumas curiosidades nutricionais desta bela fruta:
A cereja tem um grande valor nutricional pela riqueza de fitoquímicos, substâncias com importantes propriedades de proteção celular e anti-inflamatórias.
Entre as substâncias presentes na cereja, destacam-se os ácidos fenólicos e flavonóides. Os compostos fenólicos não são sintetizados pelo organismo e por isso têm que ser obtidos através da ingestão de certos alimentos, como as cerejas e outros frutos. Estas substâncias têm um grande potencial antioxidante e têm sido estudadas pelo seu efeito protetor na prevenção de certos tipos de cancro e pelas suas propriedades anti-inflamatórias na prevenção de doença cardiovascular.
Uma porção de cerejas (cerca de 10 pares – 110g) fornece 231 mg de potássio, tornando a cereja uma boa fonte. Apresenta, também, uma quantidade interessante de carotenoides , vitamina C e fibra.
E, “como cereja no topo do bolo”, é uma fruta com um relativo baixo valor energético, pelo que cerca de 10 pares têm apenas 66 kcal.
Só boas razões para as consumir :)
Comments