Dicas
Para um estilo de vida saudável , não se esqueça:
​
-
beber pelo menos 1.5L de água por dia
-
comer devagar
-
preferir alimentos integrais(mais fibra) , variados e equilibrados
-
optar por alimentos sólidos comparativamente aos líquidos ( laranja vs. sumo de laranja )
-
evitar refrigerantes e fritos
-
evitar o sal e açúcar de adição
-
se fizer alguma "asneira" não desista,mas sim RECOMEÇE
Sabe quanto pesa?
Por vezes o que afeta o sucesso de uma dieta , não passa apenas pelo que uma pessoa ingere , mas sim a quantidade que come. O que já verifiquei , foi que quando demonstrei quanto pesa determinados alimentos, os resultados foram muito diferentes...
Apesar de o azeite fornecer ácidos gordos essenciais que não podem ser sintetizados pelo nosso organismo, sendo o veículo para a ingestão de vitaminas lipossolúveis (A,D,E,K), este deve ser consumido com peso e medida. 5ml fornecem 45 kcal e 10ml fornecem 90kcal e como podem observar as diferenças são pouco percetíveis. Portanto , atenção aos temperos. :)
A investigação recente na área da nutrição tem vindo a ajudar a compreender melhor o valor alimentar e nutricional deste extraordinário alimento, consumido e popularizado há mais de 5000 anos.Como a melancia é praticamente água (94% aproximadamente) é uma excelente fonte de hidratação em pleno verão e ainda por cima pouco calórica e rica em vitaminas e minerais. Cada taça de melancia, cortada aos bocados com um peso aprox. de 154 g fornece pouco mais de 46 calorias. Este valor pode variar ligeiramente nas quase 300 variedades de melancia existentes.
​
Uma taça de melancia com apenas 46 calorias fornece 21% da quantidade de Vit. C recomendada diariamente para um adulto, 18% da Vit. A e diversas outras vitaminas e minerais, sendo de sublinhar a presença de potássio. Uma taça de melancia fornece 173 mg de potássio, cerca de 5% das recomendações diárias. De referir a importância do potássio na regulação da pressão arterial e consequentemente na manutenção da saúde cardiovascular.
​
Recentemente, começou-se a atribuir maior importância aos compostos fenólicos com propriedade anti-oxidantes e anti-inflamatórias presentes na melancia. Entre eles os licopenos, que ajudam a melancia a ter a sua cor vermelha. Os licopenos em conjunto com os carotenoides e vitamina C presentes na melancia são importantes agentes na proteção celular estando relacionados com a redução do risco de certos tipos de cancro, quando associados a uma alimentação equilibrada.