top of page

Ilha da Madeira

Para quem me conhece , sabe que sou madeirense e que adoro partilhar tudo o que há de mais belo nesta fantástica ilha. Se é madeirense, de certo que já conhece "os cantinhos à casa", se não ,convido-o a visitar e experimentar a nossa bela gastronomia.

A ilha da Madeira é a principal ilha do arquipélago da Madeira, situado no oceano Atlântico, a sudoeste da costa portuguesa, anexado à União Europeia. Constitui, conjuntamente com Porto Santo, Ilhas Desertas e Ilhas Selvagens, o arquipélago da Madeira e a Região Autónoma da Madeira, que tem como capital a cidade do Funchal.

Concelho do Funchal

Origem do nome: é comum afirmar-se que a umbelífera Foeniculum Vulgare, que tem o nome vulgar de Funcho, houvesse dado o nome ao Funchal. E não se conhecem factos que contradigam esta afirmação. Os primitivos povoadores, ao desembarcarem neste lugar, depararam com a planta, em grande abundância, e sem esforço começou a chamar-se Funchal àquele local. « … Funchal, a que o capitão deu este nome, por se fundar em um vale formoso de singular arvoredo, cheio de funcho até o mar».

Concelho de câmara de lobos

Origem do nome: a origem do nome está no facto do encontro das focas ou lobos marinhos, como refere Gaspar Frutuoso: « (…) daqui passaram mais adiante até dar em uma rocha delgada à maneira de ponta baixa que entra muito no mar; e entre esta rocha e outra fica um braço de mar onde a natureza fez uma grande (…) camada de pedra e rocha viva. Aqui se meteram com os batéis e acharam tantos lobos marinhos, que era espanto; (…) pelo que o capitão João Gonçalves deu o nome a este remanso Câmara de Lobos.»

Concelho de santana

Gastronomia: semilhas com bacalhau, sopa de trigo, bolo de noiva e pão caseiro, carne de vinho e alhos, bolo do caco, maçarocas com semilhas e fiejão, frangolho, pão de Santana, queijo de ovelha.

Concelho da ribeira brava

Origem do nome: o nome deste concelho advém da ribeira que ali corre e que muitas vezes apresenta um caudal muito forte. Gaspar Frutuoso diz: « passaram muitos dias no caminho e até chegarem daí a três léguas a uma furiosa ribeira, na praia da qual estava aguardando o capitão que em terra desembarcara e tinha ali traçado uma povoação a que deu o nome Ribeira Brava, pela que corria neste lugar…».

Concelho do porto moniz

Concelho do porto moniz

Origem do nome: Francisco Moniz é dado como um dos seus mais antigos povoadores devendo entender-se que foi ele um dos primeiros que ali teve terras de sesmaria. Francisco Moniz era de descendência nobre e natural do Algarve; casou na Madeira com uma neta de João Gonçalves Zarco. Aquando do casamento foi-lhe doada uma parte de terra a que anteriormente se chamava Ponta do Tristão. A partir de 1577 já lhe é dado o nome de Porto do Moniz.

Concelho de machico

Gastronomia:sopa de couve, sopa de moganga, cuscuz, milho cozido com chicharros, tripa de porco recheada, gaiado seco, gaiado de escabeche, lapas grelhadas, fragateira ou caldeirada e vinho americano.

Porto santo

Origem do nome: atribui-se a origem do nome ao facto dos primeiros descobridores terem ali encontrado abrigo seguro à violenta tempestade que os atingira. João de Barros diz o seguinte: « Mas graças à piedade de Deus o mau tempo cessou e os ventos que os fizeram perder viagem levantaram: descobriram então a Ilha que agora chamamos Porto Santo, nome que lhe foi dado porque retirou os navegadores dos perigos porque passaram.»

Em atualização...

bottom of page